Sem categoria
Arquitetura FTTx: saiba o que é e porque utilizá-la
A velocidade de conectividade é um dos principais fatores no desenvolvimento das cidades – sejam quais forem e onde estejam. Quanto mais rápida e estável for a conexão, melhores as condições de infraestrutura. Dessa forma, mais frequentes serão as inovações e melhor será o uso de novas tecnologias.
A arquitetura FTTx tem um papel essencial nessa condição. Afinal, essas redes utilizam redes de fibra óptica, as quais possuem um menor custo de implantação, têm melhor eficiência e aproveitam as infraestruturas existentes nas cidades para a sua instalação.
Com tudo isso, a adoção dessa arquitetura deixou de ser uma busca para ser uma necessidade. Para entender a importância das redes FTTx, como obtê-las e todas as demais dúvidas a respeito, siga conosco!
O que é a arquitetura FTTx?
Por muito tempo, as infraestruturas que geravam conectividade eram, basicamente, compostas por estruturas metálicas. Entretanto, isso significava também uma alta necessidade de manutenção, alto índice de furtos e limitação da comunicação de dados entre o provedor e o usuário final.
A sigla FTTx (Fiber To The X) significa “Fibra para o ponto X” – vale observar que o “ponto X” é um ponto que pode ser qualquer destino e designa determinados tipos de tecnologia de rede PON (Passive Optical Networking), sendo as mais comuns as redes EPON e GPON, as quais são redes ponto-multiponto.
Ou seja, redes FTTx ampliam o alcance da fibra óptica – seja desde o início da distribuição até chegar à casa do cliente, ou apenas em parte desse trajeto.
Essa arquitetura tem como sua principal missão a substituição dos cabeamentos metálicos por fibra óptica e, com isso, proporcionar um novo nível de conectividade.
Para isso, a tecnologia FTTx aproveita a estrutura da rede PON, que é formada por divisores ópticos passivos que permitem à fibra óptica ser compartilhada entre 32 e 128 destinatários. Com isso, atende mais usuários finais por um custo muito menor, pois demanda uma quantidade menor de fibra e equipamentos na central.
Diferentes tipos de FTTx
As arquiteturas de redes FTTx são divididas de duas maneiras:
· Redes Ponto a Ponto (P2P): são as mais simples e que demandam uma fibra presente entre o canal de distribuição e o usuário. A grande questão é que essa infraestrutura tem os custos mais elevados, por isso não vem sendo muito utilizada pelo mercado.
· Redes Ponto Multiponto (P2MP): tem como diferencial a redução da quantidade de fibra necessária para gerar conectividade com alta qualidade. Além disso, é uma estrutura passiva, ou seja, só demanda energia em suas pontas, o que reduz sensivelmente seus custos com o uso, equipamentos e manutenção em relação às Redes P2P.
Lembra que anteriormente comentamos que o “x” da sigla FTT significa um ponto genérico como destino? Agora vamos explicar os principais tipos de destinos utilizados por essa rede:
FTTB (Fiber To The Building)
Se você mora em um prédio, é bem possível que utilize a FTTB. Ela é um modelo de implantação comumente utilizada em prédios. Para isso, ela deve chegar até um tipo de central no edifício para depois ser distribuída aos assinantes.
FTTC (Fiber To The Curb)
A FTTC é um tipo de implementação criada para que a fibra alcance uma determinada região, mas, termina cerca de 300 metros antes da casa do usuário. Dessa maneira, seu trajeto final pode ser complementado com um cabo metálico.
FTTD (Fiber To The Desktop)
A FTTD é um tipo de infraestrutura em que a conexão alcança uma sala de informática, que distribuirá a fibra até um terminal conversor próximo à mesa do usuário.
FTTH (Fiber To The Home)
É uma das arquiteturas com maior interesse para as operadoras. Com a FTTH, é possível fazer com que a fibra entre na casa dos clientes. Assim, a velocidade de conexão pode ser contratada de acordo com as necessidades do cliente, alcançando velocidades de 100Mbps a 500Mbps.
FTTN (Fiber To The Node)
É uma etapa intermediária para alcançar a FTTH completa. Nesse caso, a fibra óptica é conectada a um gabinete em alguma rua que pode estar distante a alguns quilômetros do usuário e tem sua conexão final com cobre. É uma infraestrutura muito utilizada para fornecer serviços avançados de telecomunicações triple play.
FTTO (Fiber To The Office)
Como a tradução do nome entrega, é um tipo de infraestrutura destinada a escritórios. Para isso, sua conexão é feita em uma estrutura central para um mini seletor que estará na estação de trabalho. A partir desse seletor (FTTO Switch), é feita a distribuição dos dados aos seus respectivos destinatários.
FTTP (Fiber To The Premises)
É um tipo de implantação utilizada para uma rede de distribuição óptica, que sai da central e segue até o usuário final. Por ser uma topologia que oferece uma banda larga maior, a FTTP é uma tecnologia muito utilizada para soluções de dados, voz e vídeo.
Vantagens da arquitetura FTTx
São inúmeros benefícios da arquitetura FTTx com relação às infraestruturas metálicas. Resumidamente, ela é mais ágil, tem menor custo e melhor estabilidade. A principal tendência é que a fibra óptica substitua todos os tipos de conexões tradicionais.
E para reforçar esses pontos, confira no detalhe as principais vantagens da FTTx:
Aumento na Velocidade
Seja qual for o uso: videochamadas, downloads ou streaming: a FTTx é a aliada perfeita para um novo mundo de tecnologia que não pode parar de avançar.
Diminuição de Latência
Latências são os intervalos que ocorrem na transmissão dos dados, o que resulta em travamentos e interrupções da conectividade. Com a estabilidade da FTTx, as latências são significativamente reduzidas, sendo imperceptíveis para os usuários.
Aumento na Capacidade de Transmissão
A alta transmissão é essencial para empresas que realizam reuniões remotas ou usuários comuns que demandam uma rotina de alto consumo, como youtubers e gamers.
Redução de Interferências Externas
Diferente das infraestruturas de cobre, a rede FTTx não sofre interferências eletromagnéticas. Além disso, há necessidade de rede elétrica para a transmissão via cobre, com as redes FTTx essa necessidade não existe, pois não são necessários o uso de modem, switches, concentrador e outros elementos entre a central e o usuário final.
Fácil Instalação
Por serem mais flexíveis e menores do que o cobre, os cabos ópticos para redes FTTx são mais baratos e fáceis de serem instalados, além de terem um menor custo de manutenção.
Arquitetura FTTx é com a DCA!
A DCA é uma empresa que atua há 28 anos no mercado oferecendo soluções completas para uma infraestrutura de fibra óptica com alta tecnologia.
Com especialistas sempre prontos para auxiliar em todas as necessidades do seu projeto, a DCA garante eficiência, segurança e garantia para as principais soluções FTTx no Brasil. Entre em contato agora mesmo e fale com a nossa equipe!
Como distribuidor Master das soluções em fibra óptica Furukawa, garantimos qualidade e excelência para os projetos de nossos clientes. A Furukawa é líder em cabeamento estruturado e em infraestrutura de redes ópticas no Brasil, e investe fortemente em pesquisa. Firmando-se, assim, como centro de excelência, capaz de oferecer soluções completas e adaptadas as mais diversas necessidades no campo de sua especialidade: infraestrutura de redes de telecomunicações.