Delta Cable

Case Energia

COPEL

https://www.copel.com

Responsável pelo fornecimento da energia elétrica de todo o estado do Paraná, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) atende diretamente a mais de 4 milhões unidades. Além disso, por ser detentora de inúmeros prêmios de satisfação, como o Prêmio Líderes do Brasil 2013, a empresa é comprometida com a qualidade de seus serviços e com […]

COPEL
Curitiba, Brasil

Responsável pelo fornecimento da energia elétrica de todo o estado do Paraná, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) atende diretamente a mais de 4 milhões unidades. Além disso, por ser detentora de inúmeros prêmios de satisfação, como o Prêmio Líderes do Brasil 2013, a empresa é comprometida com a qualidade de seus serviços e com a segurança em suas atividades.

Partindo desse pressuposto, a Copel necessitou modernizar o seu Data Center, escolhendo a distribuidora Delta Cable e a instaladora QualityWare para realizar as mudanças necessárias em solução Cat.6 e HDMPO, ambos da Furukawa.

De acordo com Cássio Cardoso, diretor técnico da QualityWare, a Copel possuía um ambiente com 15 anos de utilização sem reparos. “Haviam algumas tecnologias de rede superadas, que impossibilitavam a expansão do Data Center. A medida tomada foi uma reforma completa em suas instalações empregando-se as melhores

A solução TeraLan HDMPO Furukawa tolera a expansão dos grandes centros de dados, com menores custos de investimento. Desta forma, realiza a transmissão de dados de diversos tamanhos com protocolo Ethernet de até 470 metros, a uma velocidade de 100 Gbps e permite que os proprietários de Data Centers possam expandir suas redes em grandes comprimentos.

Além disso, a solução da Furukawa atende a demanda com menor custo e consumo de energia elétrica e de maior alcance (distância), com um maior número de conexões ópticas. Já a solução condutores são trançados em pares e possui uma capa externa em material não propagante a chama. E, também, possui características próprias que minimizam quaisquer interferências que possam impactar ambientes com altíssimo tráfego de dados.

“O projeto da Copel teve uma peculiaridade especial: ele foi realizado numa área em que o Data Center estava funcionando. Dessa forma, construir um data center não é uma tarefa fácil, mas construir um data center com ele funcionando é uma tarefa 10 vezes mais complexa. Contudo, a mudança teve competência na execução, com produtos de qualidade e, ainda, atendeu todos os requisitos que nós precisávamos para o projeto”

Cássio Cardoso comenta que a modernização do Data Center trará grandes benefícios para a Copel, uma vez que poderão ser disponibilizados ao mercado vários serviços de Internet como por exemplo hosting, co-location e cloud computing.

Já o resultado final foi gratificante, pois a Copel se manifestou muito satisfeita com todo andamento do projeto e a qualidade dos produtos ofertados. “O projeto da Copel teve uma peculiaridade especial: ele foi realizado numa área em que o Data Center estava funcionando. Dessa forma, construir um data center não é uma tarefa fácil, mas construir um data center com ele funcionando é uma tarefa 10 vezes mais complexa.

Contudo, a mudança teve competência na execução, com produtos de qualidade e, ainda, atendeu todos os requisitos que nós precisávamos para o projeto”, complementa Maurício Guimarães, engenheiro de sistemas da Copel.

Soluções relacionadas

Data Center

Considerado o sistema nervoso das empresas, o Data Center deve ter uma infraestrutura robusta, capaz de suportar altas demandas de processamento armazenagem e tráfego de dados e de garantir a segurança nas informações da empresa. Além disso, é um ótimo investimento para empresas de qualquer tamanho, justamente por se tratar de uma solução altamente modular e escalável.

Saiba mais

Cases de sucesso

Indústria Paranaense do ramo de celulose

Indústria Paranaense do ramo de celulose

Supermercado Irani
Varejo | Entretenimento

Supermercado Irani

Ver outros cases