Delta Cable

Case Portos | Logística

Braspress

https://www.braspress.com/

Solução da Furukawa, fornecida pela Delta Cable, dá suporte à operação do Planeta Azul da Braspress.

Braspress
Guarulhos, SP

Com a inauguração de sua nova sede, instalada em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, a Braspress colocou em operação um dos mais avançados centros tecnológicos de distribuição da América Latina e do Hemisfério Sul.

O complexo, conhecido como Planeta Azul, é considerado o maior hub logístico do Brasil – são 230 mil m² de área total, dos quais 90 mil m² construídos – e abriga, além do edifício sede e da filial São Paulo, áreas de manutenção e conservação de frotas, de apoio e serviços (restaurante, hotel e alojamentos), divisões rodo-aérea e internacional e, ainda, um novo SORTER – Sistema Automatizado de Distribuição de Encomendas, com 6.400 metros de extensão e capacidade para tratar 15 mil volumes por hora.

Para dar suporte a essa operação gigantesca, a Braspress construiu um novo data center e buscou as tecnologias mais modernas e inovadoras disponíveis no mundo. Entre elas, destacam-se a infraestrutura de rede de comunicação totalmente óptica – solução Laserway Furukawa -, baseada em tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network).

“Essa é uma inovação no setor logístico! Não existe no Brasil nenhum site nesse segmento com uma rede toda baseada em GPON, que é uma tecnologia de ponta”, afirma Carina Prates, gerente de TI da Braspress. Ela destaca que a rede e o novo data center foram projetados para suportar a operação crítica desse terminal de cargas, bem como seu alto volume de tráfego de dados. São 202 câmeras de monitoramento distribuídas por todo o site e cerca de 1.200 pontos de rede suportando as mais diversas aplicações – telefonia IP, controle de acesso, relógio de ponto, TV corporativa, coleta de dados e automação da operação (Wi-Fi corporativo).

“Todas essas aplicações passam pela infraestrutura de rede IP, que está conectada à solução Laserway”, explica Wilson Hirai, diretor da Jyoho, empresa parceira da Furukawa responsável pela instalação da infraestrutura de TI e comunicação da nova sede da Braspress. Ele conta que um dos principais motivos que levou à recomendação do uso da solução Laserway no Planeta Azul foi o número expressivo de câmeras CFTV IP lá instaladas – e o alto tráfego de imagens a ser gerado por elas. “Do ponto de vista técnico, uma rede Ethernet convencional não teria condições de suportar esse tráfego elevado. Mas a solução Laserway suporta”, justifica.

Com uma infraestrutura de redes baseada em fibras ópticas monomodo, com capacidade de transmissão de até 101 Tb/s, a solução Laserway foi desenvolvida para atender às necessidades das novas redes convergentes, permitindo que a mesma estrutura possa suportar múltiplos tipos de serviços. Sua implantação elimina a necessidade de switches de rede de acesso e de distribuição – que normalmente requerem sistemas de ar condicionado e salas técnicas especiais.

Esses fatores também pesaram na decisão da Braspress de adotar a solução da Furukawa. “Ela permite ter uma infraestrutura limpa, com capacidade de sustentação e com ganhos visíveis nos custos de operação e manutenção da rede”, enfatiza Carina Prates. “A grande vantagem é estar com uma tecnologia atualizada, de ponta, e preparada para crescer nos próximos anos”, conclui.

 

Fonte: http://bit.ly/2qBlCto

Soluções relacionadas

PON LAN | FTTx

As soluções PON LAN são consideradas à prova de futuro! Por serem totalmente passivas, não necessitam de repetidores ou fontes de energia intermediárias para transmitir dados. Desta forma, se torna uma solução mais simples, eficiente, econômica e sustentável.

Saiba mais

Cases de sucesso

Universidade brasileira investe em upgrade de sua rede
Cabeamento Estruturado
Educação

Universidade brasileira investe em upgrade de sua rede

Indústria Têxtil
Networking
Indústria

Indústria Têxtil

Ver outros cases