Delta Cable

Case Corporativo

Delta Cable

https://www.deltacable.com.br

Maior distribuidora de soluções de TI do Sul do Brasil, a Delta Cable IT Solution acaba de inaugurar um moderno sistema de redes baseadas na tecnologia óptica passiva (PON LAN) Laserway Furukawa em sua matriz, na cidade de Curitiba (PR). A empresa optou por este projeto tecnológico por ser um novo conceito para redes LAN, sendo uma topologia ponto-multiponto, e que entre o equipamento ativo principal (OLT) e os equipamentos das áreas de trabalho existem apenas elementos 100% ópticos.

Delta Cable
Curitiba, PR

Além disso, a solução traz vantagens econômicas e ecológicas. De acordo com o gerente de produtos da Delta Cable, Marcelo Onofre, a diferença desta tecnologia é uma infraestrutura simplificada, com baixo consumo de energia elétrica e melhor controle de banda. Trata-se de um canal totalmente monomodo que suporta qualquer tipo de mudança sem necessidade de retrofit do cabling, com uma maior vida útil do cabeamento.

Desta forma, foi instalado um sistema GPON completo, composto por: 30 ONTs (Optical Network Terminals), dois splitters 1×32 (divisores ópticos), um retificador 1U, três transceiver ópticos, três DIO’s, espelhos de parede com acopladores ópticos nos pontos onde já existiam os pontos de redes metálicos Cat6, duas CDOI’s, cerca de 480m de fibra óptica e uma OLT GPON (com placa de serviço, placa de gerenciamento Uplink e placa de fonte redundante). Com exceção do retificador 1U da marca Emerson Network Power, todos os demais produtos são da Furukawa.

Segundo Marcelo Onofre, o projeto iniciou com reuniões entre gerentes e a Diretoria Técnica, assim definindo o cronograma da obra e quais os pontos a serem substituídos pela solução Laserway Furukawa. “Após a definição das etapas a serem realizadas, montamos o estudo de viabilidade e o projeto de instalação. Contudo, o nosso principal desafio foi preparar a instalação à noite sem causar nenhuma parada aos usuários da empresa, além do mais utilizamos a mesma infraestrutura do cabeamento estruturado metálico Cat6 existente para a instalação da nova tecnologia”, completa Onofre.

Já o resultado final foi gratificante, pois a Delta Cable se manifestou muito satisfeita com todo andamento do projeto e a qualidade dos produtos utilizados. “O principal retorno do projeto de instalação foi a simplificação da estrutura de cabeamento, no qual foi retirado dois switches de 48 portas com 96 cabos metálicos e substituído por duas fibras ópticas. Contudo, a mudança teve competência na execução, com produtos de qualidade e, ainda, atendeu todos os requisitos que nós precisávamos para o projeto”, complementa Eduardo Lemos, gerente de TI da Delta Cable.

Além disso, com a solução conseguimos melhores resultados com Capex e Opex. Segundo dados dos fabricantes, as PON LANs oferecem até 54% de redução no CapEx (Capital Expenditures: Custo de aquisição da nova rede), pela economia na aquisição das eletrocalhas, pela redução no número de salas técnicas e pela menor ocupação dos racks. Oferecem também até 70% de redução no OpEx (Operational Expenditure: Custo de operação da nova rede), pela maior facilidade de manutenção e expansão e pela redução de custo de energia elétrica.

Soluções relacionadas

PON LAN | FTTx

As soluções PON LAN são consideradas à prova de futuro! Por serem totalmente passivas, não necessitam de repetidores ou fontes de energia intermediárias para transmitir dados. Desta forma, se torna uma solução mais simples, eficiente, econômica e sustentável.

Saiba mais

Cases de sucesso

Indústria Paranaense do ramo de celulose

Indústria Paranaense do ramo de celulose

Supermercado Irani
Varejo | Entretenimento

Supermercado Irani

Ver outros cases