Delta Cable

Case Indústria

Granolab

https://granotec.com.br/

Solução Laserway deverá facilitar a adição de novos pontos de rede às instalações inauguradas pela empresa em Araucária (PR)

Granolab
Araucária, PR

Referência na área de aplicação tecnológica em alimentos no país, a Granolab/Granotec – Nutrição e Biotecnologia buscou o que havia de mais avançado, em infraestrutura e equipamentos, para sua nova fábrica instalada em Araucária (PR), que será inaugurada em breve. Assim, na área de TI, a decisão foi implantar uma rede de comunicação preparada para o futuro: totalmente em fibra ótica e baseada na solução Laserway da Furukawa escolhendo a Delta Cable como distribuidora.

“Escolhemos a solução Laserway por ser uma tecnologia de ponta, com escalabilidade muito boa, que vai facilitar a expansão já prevista no projeto dessa nova fábrica”, afirma Allan Maia, gerente de TI da Granolab/Granotec.

Ele conta que as novas instalações da empresa em Araucária – que, além da área industrial, incluem também um prédio administrativo – estão sendo inauguradas com 320 pontos de rede. Com a expansão, a intenção é adicionar mais 200 pontos de rede. “Esse foi mais um motivo da opção pela solução Laserway: a adição desses novos pontos à rede poderá ser feita de forma rápida e simples, acrescentando placas às OLTs (Optical Line Terminal)”, explica o executivo, destacando a simplificação da infraestrutura de comunicação propiciada pela solução da Furukawa. “Não houve necessidade de instalar salas técnicas especiais para acomodar equipamentos de rede. Além disso, essa solução permite chegar com a fibra ótica diretamente até as câmeras de monitoramento, computadores e outros equipamentos instalados nas pontas”, acrescenta.

Alfredo Gobbato Junior, da Sigma Telecom, solution provider da Furukawa responsável pela implantação da solução Laserway na Granolab/Granotec, enfatiza que essa é uma das principais vantagens dessa tecnologia, que utiliza o conceito de rede ótica GPON-LAN.

“Ela permite implantar uma rede de dados multisserviços, com até 256 dispositivos conectados por uma única fibra ótica”, explica. “Isso reduz a quantidade de equipamentos e torna a rede mais limpa, o que se reflete em menor investimento em mão-de-obra e em infraestrutura (como eletrocalhas, etc.), menor custo de operação e manutenção e, ainda, menor consumo de energia e redução do impacto ambiental.”

Na Granolab/Granotec, a solução Laserway interliga, por meio de uma única infraestrutura de fibra ótica, 48 câmeras de monitoramento, computadores, roteadores Wi-Fi, equipamentos industriais e de controle de acesso. Essa infraestrutura dá suporte a múltiplos tipos de serviços, como telefonia IP, TV corporativa, sistema de automação e de segurança, além dos serviços de dados convencionais.

“A facilidade de manipulação propiciada por essa tecnologia permitiu ainda criar um anel de fibra ótica entre a fábrica e o prédio administrativo, para ter redundância na rede e, assim, aumentar a confiabilidade da comunicação”, completa o gerente de TI da Granolab/Granotec. “Afinal, temos um laboratório que é referência na área de trigo e, frequentemente, recebe visitas de clientes. É importante mostrar a eles que temos uma rede com alta confiabilidade.”

Soluções relacionadas

Cabeamento Estruturado

Conecte diferentes tipos de equipamentos a partir de uma arquitetura aberta e traga organização, flexibilidade para mudanças de layout e interoperabilidade para os sistemas de sua empresa.

Saiba mais

PON LAN | FTTx

As soluções PON LAN são consideradas à prova de futuro! Por serem totalmente passivas, não necessitam de repetidores ou fontes de energia intermediárias para transmitir dados. Desta forma, se torna uma solução mais simples, eficiente, econômica e sustentável.

Saiba mais

Cases de sucesso

Universidade brasileira investe em upgrade de sua rede
Cabeamento Estruturado
Educação

Universidade brasileira investe em upgrade de sua rede

Indústria Têxtil
Networking
Indústria

Indústria Têxtil

Ver outros cases