Delta Cable

Case Saúde | Hospitalar

Hospital UNIMED

https://www.unimed.coop.br/web/florianopolis/hospital-unimed

O projeto comemplou a implementação de toda solução de controle de acesso, videomonitoramento IP, plataforma de telefonia e cabeamento estruturado do novo Hospital Unimed, localizado em São José (SC)

Hospital UNIMED
São José, SC

Consolidada como a maior cooperativa de trabalho médico do mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, a Unimed está presente em 83% do território nacional, atuando ativamente nas principais capitais do país. Seguindo a política de qualidade em buscar a satisfação dos clientes através da melhoria contínua, a cooperativa investe anualmente no aperfeiçoamento da infraestrutura, segurança e qualidade de saúde em seus hospitais próprios.

Um dos últimos projetos da Unimed foi a implementação de toda solução de controle de acesso, videomonitoramento IP, plataforma de telefonia e cabeamento estruturado do novo Hospital Unimed, localizado em São José (SC). O projeto de implementação foi realizado pela integradora Sigma IT, instalando as soluções necessárias para a inauguração do hospital. Nessa parceria, a integradora contou com o apoio da distribuidora Delta Cable IT Solutions, no quesito de assessoria estratégica e distribuição dos produtos.

Por se tratar de uma unidade totalmente nova, o projeto não conteve grandes dificuldades de implementação, apenas alguns obstáculos na etapa final de configuração do controle de acesso. “Como se tratava da nossa primeira implementação desse tipo de sistema, os contratempos maiores ocorreram com as leitoras e os cartões de acesso. Contudo, os prazos foram mantidos e as soluções foram entregues a tempo e em perfeito funcionamento”, lembra Carlota Condeixa, gerente de contas da Sigma IT.

De acordo com a gerente Carlota Condeixa, mesmo as controladoras e leitoras estando localizadas em praticamente todas as portas que dão acesso ao hospital e em áreas restritas, como o centro cirúrgico, o grande desafio do projeto foi a instalação das fechaduras para as portas de vai-e-vem, pois o controle deveria ser realizado simultaneamente, de acordo com o movimento de abertura da porta.

A controladora fornecida para estas portas foi a Kantech KT-400, uma solução com 4 portas para leitoras (padrão Wiegand), ideais para empresas que necessitam de um alto nível de disponibilidade e segurança. É uma solução segura com encriptação 128-bit AES, que possui interface Ethernet para redes IP e tem uma flexibilidade de expansão, pois conecta até 256 entradas e 256 saídas. E também possui leds que fornecem importantes informações de status e diagnósticos. Além disso, suporta até 100 mil cartões e 20 mil eventos armazenados no modo stand-alone.

Já as leitoras de proximidade Kantech ioProx P225W26 fornecidas para as demais portas são adequadas para uma grande variedade de ambientes, pois são compactas, à prova de intempéries e vandalismo. Estas leitoras robustas reconhecem mais de 16 milhões de códigos diferentes e os cartões de acesso possuem uma variedade de formas, espessuras e materiais.

O fornecimento realizado pela Delta Cable IT Solutions envolveu também o software Entrapass Corporate Edition, da Kantech, que realizou a integração e gerenciamento dos equipamentos de controle de acesso. Este software é uma plataforma que oferece um equilíbrio entre o poder de gerenciamento e a acessibilidade de rede, permitindo uma navegação e operação fácil e intuitiva. A plataforma suporta até 20 workstations, podendo controlar até 256 leitoras de cartão, com um banco de dados baseado em SQL e com até 50 logins concorrentes de Entrapass WEB e/ou Entrapass GO.

Segundo Carlota Condeixa, a distribuidora Delta Cable IT Solutions desempenhou um papel de grande importância e de caráter fundamental para o sucesso da implantação dos sistemas como um todo. “A distribuidora nos auxiliou com treinamentos, prestando todo o apoio no decorrer da implantação do sistema e realizou as pontes entre nós e os fabricantes, que, juntamente com o conhecimento que o corpo técnico da SigmaIT possuem, criou-se um esforço produtivo e eficiente na implementação das soluções. Um ponto a ser ressaltado é a proximidade geográfica entre a distribuidora com o local da obra: este foi um fator preponderante em virtude das diversas alterações sofridas no projeto, facilitando na busca e entrega de materiais faltantes”, acrescenta.

Contudo, medir o número de pacientes, controlar a entrada de pessoas e o funcionamento do trabalho estavam entre as outras necessidades do Hospital Unimed, assim foi instalado um sistema completo de videomonitoramento IP. Por este motivo, as câmeras estão distribuídas dentro de todo o hospital, posicionadas em todas as alas, tanto na entrada de farmácia e UTI quanto nas alas de matérias hospitalares e centro cirúrgico.

Desta forma, foram distribuídas as câmeras de domos fixos, fáceis de se instalar e altamente discretos, com desempenho HDTV e visão panorâmica de 77º, 80º e 118º. Conforme o gerente de produtos especializado em CFTV da Delta Cable, Dalmir Gerber Seemann, as câmeras são ideais para grandes e pequenos espaços, como as utilizadas no hospital, mas também combinam com outros tipos de estabelecimento, tanto loja de varejo e hotéis quanto escolas, bancos e escritórios. “Os modelos possuem um ajuste de ângulo da câmera em 3 eixos para instalações flexíveis e suportam o formato de corredor para streams de vídeo verticais, que maximizam a cobertura de áreas como corredores, saguões ou passagens”, afirma o gerente da Delta Cable.

Já o armazenamento das imagens é realizado por dois storages com HDDs Seagate Surveillance, sendo que o primeiro armazena as imagens que estão sendo geradas em tempo real e o segundo replica as imagens salvas. De acordo com a gerente da Sigma IT, Carlota Condeixa, foi definido que as imagens ficarão armazenadas por um período de 20 dias.

Para a efetivação do sistema de segurança eletrônica, tanto no controle de acesso quanto no sistema de CFTV, a Delta Cable IT Solutions forneceu o software Exacq Vision Professional que realizou a integração de todos os componentes. O software que foi instalado pela SigmaIT no servidor é extremamente intuitivo e simples, comportando até 128 câmeras e realizando hiperlink de mapas. Além disso, comporta uma rotina de arquivamento e é compatível com os principais sistemas operacionais do mercado (Windows, Mac OS e Linux), facilitando o acesso remoto e a integração das câmeras e das controladoras.

Evidentemente, para uma instalação com este nível de complexibilidade é necessário um sistema de cabeamento estruturado, que na qual foram usadas as soluções Furukawa Cat 6A LSZH blindado e não blindado, cabos CI de 20/50 pares e cabos ópticos.

Foi instalado ainda, uma completa plataforma de Comunicação (Telefonia), com suporte a comunicação unificada, suporte para ramais analógicos, digitais e IP, suporte para contact center, além que outras facilidades que o sistema oferece.

Como lembra o gerente de contas da Delta Cable IT Solutions, Leandro Cesar Canello, a conclusão do projeto só foi possível pela grande parceria que existe com o integrador. “É uma parceria forte, com grande aproximação. Fornecemos apoio técnico comercial e viabilizamos as certificações necessárias para capacitar a equipe do integrador, em contrapartida eles nos auxiliaram em todas as fases do projeto. Tendo em vista que para o integrador também se tratava de um primeiro projeto com esta tecnologia, em Florianópolis, nós nos saímos muito bem”, completa Canello.

A Delta Cable IT Solutions, juntamente com a Integradora SigmaIT ofereceram todas as soluções na área de TI que esse empreendimento necessitava, permitindo a Unimed encontrar nesses parceiros as respostas das suas demandas para Rede de Dados, Controle de Acesso, Monitoramento por Câmeras, e Plataforma de Comunicação.

Soluções relacionadas

Cabeamento Estruturado

Conecte diferentes tipos de equipamentos a partir de uma arquitetura aberta e traga organização, flexibilidade para mudanças de layout e interoperabilidade para os sistemas de sua empresa.

Saiba mais

Segurança Eletrônica

Além de trabalhar com alarmes, controles de acesso, monitoramento de imagens e gerenciamento de segurança altamente integrados, nossas soluções trazem, ainda, sistemas que coletam dados e informações sobre seus clientes, criam perfis, identificam comportamentos e produzem analíticos com informação rica para que você trace uma estratégia de marketing otimizada ao seu negócio e tenha real vantagem competitiva.

Saiba mais

Cases de sucesso

Indústria Paranaense do ramo de celulose

Indústria Paranaense do ramo de celulose

Supermercado Irani
Varejo | Entretenimento

Supermercado Irani

Ver outros cases