Delta Cable

Sem categoria

Categorias de cabos – Cat 5e | 6 | 6a

Já falamos da importância do cabeamento para uma boa infraestrutura. Quem está envolvido nesse mundo sabe que existem tipos de cabos que definem o desempenho da rede. No caso dos cabos de cobre, sabemos que eles têm uma classificação, que chamamos de Categoria, que caracteriza a performance da transmissão de dados.

Categorias de cabos – Cat 5e | 6 | 6a

O que sabemos sobre a classificação de cabos Cat. 5E/ 6/ 6A?

Os cabos Cat. 5E/ 6/ 6A, geralmente são usados em redes de computadores Ethernet, formados por quatro pares de condutores torcidos, e finalizados com conectores. A numeração que informa a Categoria é o que classifica a qualidade de desempenho e performance de todo o sistema de cabeamento estruturado. Por exemplo, a performance do Cat. 6 é melhor que a do Cat. 5E, e da Cat.6A, melhor que a do Cat. 6.

A qualidade do condutor e a precisão e consistência das torções são alguns dos componentes que definem a qualidade da transmissão de dados por meio do cabo. A quantidade de cobre na composição do cabo é o que melhora a condutividade e permite a comunicação com outro sistema mais rapidamente e com mais precisão, além de diminuir a resistência.

Para entendermos melhor vamos falar de cada categoria separadamente:

– O Cat. 5E (Category 5 Enhanced), é um cabo de rede padrão, com qualidade superior ao Cat. 5 e ao Cat. 3. Esses cabos tem um alcance de até 100 m, considerando todo o canal (cabo + patch cords), conforme definido em normativa. Tem como característica física 4 pares de fios trançados, não tendo espaço algum entre os fios e também não possui nenhum tipo de blindagem.

 

 

 

– O Cat. 6, foi lançado alguns anos depois do Cat. 5E. É um cabo padronizado com par trançado para Ethernet, compatível com Cat. 5E e padrões de cabos Cat. 3. São significativamente mais caros, menos flexíveis e mais espessos, porém, são indicados para instalações que necessitam de mais velocidade para transmissão de dados e com menos interferência. Ainda assim tem um custo menor do que a fibra óptica.

 

 

 

– O Cat. 6 A já é um cabo de maior capacidade, que apresenta melhor desempenho em curtas distâncias, é ainda menos flexível e mais espesso que o Cat.6. Normalmente, ele pode possuir ou não a blindagem. Sendo que a mais utilizada é a blindagem externa, através de fita metalizada ao redor dos pares.

 

 

 

É importante saber que os cabos de cobre possuem limitação de instalação, principalmente, no que diz respeito ao atendimento de distâncias e devido a ocupação de infraestrutura. Porém, quando o profissional conhece as diferenças básicas entre os cabos, é mais fácil encontrar a melhor opção para a necessidade do cliente.

Antigamente, o Cat. 5E ia até as estações de trabalho, enquanto o Cat. 6 era usado na infraestrutura, para os backbones verticais e para a interligação dos principais equipamentos ativos de rede, tais como: Roteadores, Switches de Core, Distribuição e de Borda. O propósito do Cat.6, foi substituir o Cat. 5E, em todas as suas funções. Há quem ainda use muitos equipamentos com 10 Mbps, onde a utilização dos cabos Cat.5 ainda é válida. Porém, a melhor opção, a fim de suportar as atuais e futuras aplicações, seria a utilização de cabeamento Cat. 6, no mínimo, no que diz respeito ao cabeamento estruturado metálico.

A verdade é que quando se faz uma combinação de qualidade do condutor, trançamento adequado dos fios, proteção dos cabos e terminais adequadas, você possui uma rede de alta performance. O Cat. 5E é ainda, uma boa opção com taxa de transferência de velocidade e largura de banda razoável. Enquanto que o Cat. 6 está num nível acima com tolerâncias mais apertadas e melhor performance. Cada um tem suas vantagens e quanto maior for a categoria do seu cabeamento, servirá para atender um maior leque de aplicações, dentro do seu nível de frequência específico.

Podemos ainda entrar em outras qualidades sobre os tipos de proteção contra interferências eletromagnéticas (EMI), como: U/UTP, F/UTP e S/FTP, que também definem o melhor desempenho de cada cabo, mas vamos deixar para nossa próxima conversa!

Para escolher a melhor opção para seu negócio considere a necessidade de largura de banda e velocidade necessárias para sua empresa, procure empresas que trabalhem com soluções integradas e possuem consultores especializados. Tenha a garantia de que terá as melhores opções para os seus desafios.

Nós da Delta Cable, estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, e apresentar as melhores opções em cabeamento, sempre acompanhando a evolução da tecnologia e oferecendo as melhores marcas do mercado.