Delta Cable

Sem categoria

Classificação TIER – Data Centers

O que você leva em consideração ao contratar um serviço de data center para sua empresa? Se você considera a classificação TIER, já é garantia de um bom investimento.

Classificação TIER – Data Centers
Network servers computer hardware technology decorative elements set vector illustration.

E o que é a classificação TIER?

Trata-se de um tipo de certificação para atestar o desempenho e a confiabilidade da infraestrutura do Data Center. Um conjunto de critérios a serem atendidos, que define parâmetros mecânicos, elétricos, arquitetônicos e de comunicação para o melhor desempenho do Data Center.

Independentemente do porte, a classificação TIER ajuda a entender o nível de entrega de um provedor, e serve de base para avaliar se atende ou não a sua demanda. Afinal é preciso que o projeto atenda a disponibilidade, redundância e tolerância as falhas.

Algumas das vantagens do sistema de classificação TIER são a neutralidade em tecnologias, que permite inovações; não há relação fixa de fornecedores; a empresa é livre para cumprir as normas de acordo com a localidade; a certificação atesta todas as necessidades por trás do Data Center.

Vale lembrar que a Classificação TIER possui diferentes níveis de certificação: TIER I (Nível Básico), TIER II (Data center redundante), TIER III (Sistema auto sustentável) e TIER IV (Alta tolerância a falhas).

Sua função é comparar a funcionalidade, a capacidade e a disponibilidade do Data Center, portanto quanto mais alto o TIER maior a redundância da infraestrutura e menor a probabilidade de paradas em caso de crise, ou seja, a infraestrutura acaba sendo mais robusta. Outro detalhe é que a classificação não possui uma norma reguladora própria no Brasil, mas é empregada junto a algumas regulações como NBR 5410, NBR 15247, NBR 27002 e NBR 11515.

É  importante destacar que cada empresa possui uma necessidade específica, e ao escolher um Data Center, é preciso levar isso em consideração para garantir assertividade na escolha. Um Data center que possua todas as exigências que sua empresa precisa é garantia de tranquilidade, disponibilidade, menor tempo de resposta e principalmente segurança.

Nós da Delta Cable, estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, sempre acompanhando a evolução da tecnologia e oferecendo, aos nossos clientes, as melhores marcas do mercado.