Delta Cable

Sem categoria

Como escolher a melhor opção em cabos de rede?

Ao pesquisar cabos de rede você encontra algumas variações de nomenclatura como: UTP, STP, FTP e F/UTP e por suas similaridades, podem causar confusão na hora da escolha.

Como escolher a melhor opção em cabos de rede?
Network cable panel, switch in data center

Vamos entender as diferenças:

UTP (Unshielded Twisted Pair, em inglês) é nomenclatura usada para um cabo trançado em pares sem nenhum tipo de blindagem individual ou coletiva. Ele é básico, sendo o mais usado atualmente tanto em redes domésticas quanto em grandes redes corporativas, pois é de fácil manuseio e instalação. Por não ter blindagem, não é recomendado seu uso próximo a equipamentos que possam gerar campos magnéticos como: fios de rede elétrica, motores, inversores de frequência e também em ambientes com umidade.

FTP e STP apesar da nomenclatura semelhante, diferem dos cabos UTP por serem cabos que possuem blindagem de alumínio (FTP – Foil Twisted Pair, em inglês) ou malha metálica (STP – Shielded Twisted Pair, em inglês), que podem envolver todo o cabo, chamada blindagem global  ou cada par que seria denominada blindagem dos pares.

Os cabos com blindagem podem ser utilizados em ambientes com interferência eletromagnética acentuada, pois sua blindagem ajuda a evitar perdas ou até interrupções de sinal. Geralmente tem um custo mais elevado, mas podem ser a melhor opção dependendo das condições do ambiente para a instalação e a necessidade do cliente.

Considerando que a blindagem pode ser global, que envolve todos os pares, ou individual, feita par a par, as siglas ganham variações como: X usada para a blindagem coletiva e Y usada para a blindagem Individual, resultando nas combinações abaixo:

U/UTP: não possui nenhuma blindagem.

F/UTP: possui blindagem coletiva com fita aluminizada, porém sem blindagem individual.

S/UTP: possui blindagem coletiva com malha metálica, porém sem blindagem individual.

SF/UTP: possui blindagem coletiva com malha metálica e fita metalizada, mas sem blindagem individual.

U/FTP: não possui blindagem coletiva, porém possui blindagem individual de fita.

F/FTP: possui blindagem coletiva e blindagem nos pares com fita.

S/FTP: possui blindagem coletiva com malha e blindagem com fita nos pares.

Diferença entre os 2 principais tipos de materiais para a blindagem de cabos LAN:

– Fita de poliéster metalizado: é mais efetiva para altas frequências ou interferências eletromagnéticas por rádio frequência (RFI). Na nomenclatura é conhecida como F/UTP.

– Malha de fio de cobre estanhado: É o tipo de blindagem mais efetivo para baixas frequências. Neste caso, quanto maior a cobertura da malha, melhor a efetividade da blindagem. Esses cabos são mais comuns nas configurações SF/UTP e S/FTP.

A escolha do tipo de blindagem dependerá do local da aplicação e dos tipos de ruídos presentes no ambiente de instalação do cabo.

Em caso de locais com presença muito intensa de ruído EMI recomenda-se a utilização de cabos de fibra óptica pois por sua tecnologia são totalmente imunes à interferência eletromagnética.

Nós da Delta Cable, estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, e apresentar as melhores opções em cabeamento, sempre acompanhando a evolução da tecnologia e oferecendo as melhores marcas do mercado.