Delta Cable

Sem categoria

APC e UPC, o que são e quais as diferenças entre os dois?

Os conectores SC com polimento APC e UPC são os dois tipos de conectores mais utilizados no mercado, com forte aplicação no trabalho em campo para a instalação, manutenção, reparo da fibra óptica e em aplicações para FTTx. São amplamente utilizados também onde há necessidade de conexão rápida, fornecendo uma montagem simples e com um ótimo desempenho. Mas qual a diferença entre eles?

APC e UPC, o que são e quais as diferenças entre os dois?

Primeiramente, vamos aos conceitos:

O conector de polimento tipo UPC (Ultra physical Contact) possui polimento convexo, com uma superfície mais estreita do que o seu antecessor, o conector PC (Physical Contact).

Comparando-se com seu antecessor, do tipo PC, o conector UPC proporciona uma taxa de retorno menor, já que o ponto de contato entre as duas fibras fica mais concentrado no centro. (veja figura abaixo)

Já o APC (Angled Physical Contact) possui um corte angulado em 8º, que faz com que a perda de retorno (quantidade de luz que reflete de volta para a fonte de luz) seja ainda menor do que o conector UPC.

Veja a diferença:

Por que a reflexão angulada é considerada melhor?

Quando o feixe de luz retorna exatamente no mesmo eixo do que os feixes incidentes (da ida), é possível que as luzes se colidam e cause uma “confusão” de sinal, e prejudique a qualidade do sinal óptico enviado.

Já quando a luz retorna angulada, ela refletirá várias vezes no filamento da fibra. Sendo que, a cada vez que a luz reflete, há uma pequena refração pelo vidro. Portanto, até que esse feixe consiga atingir a fonte emissora, sua força já estará muito menor, provendo menor risco de interferir nos sinais ópticos incidentes.

E quais as diferenças na prática e no dia a dia?

A cor é a forma mais fácil de identificar e diferenciar cada tipo de conector: O conector APC sempre será da cor verde, enquanto o UPC será cor azul.

No quesito desempenho, o conector APC terá um desempenho melhor do que o UPC, por conta da menor perda de retorno (ou seja, menos luz será espelhada e “devolvida” para a fonte emissora).

Isso quer dizer que o conector APC é um substituto do UPC, e que o UPC é ultrapassado?

Não, de forma alguma! O conector UPC possui um custo mais acessível e atende à maioria das aplicações convencionais menos sensíveis, como CATV, redes telecom, equipamentos ópticos, redes LAN e WAN e redes de processamento de dados.

Além das aplicações convencionais que o UPC atende, os conectores APC também são indicados para aplicações mais complexas e sensíveis, como redes óticas passivas de alta velocidade e aplicações WDM que usarão vários comprimentos de onda via fibra monomodo e exigem sinalização de fibra óptica de alta precisão.