Delta Cable

Equipamentos de teste e ferramentas

Saiba como fazer fusão de fibra usando sua máquina de emenda

Confira a maneira adequada para realizar a fusão da fibra óptica garantindo desempenho e qualidade nas transmissões de dados, voz e vídeo nos sistemas de comunicação.

Saiba como fazer fusão de fibra usando sua máquina de emenda

As máquinas de emenda de fibra óptica são ferramentas essenciais para o dia a dia de instaladores e provedores de internet. Por se tratarem de equipamentos de precisão, elas são responsáveis pela fusão de fibras ópticas, seja na instalação, manutenção ou rompimento.

Antes de começar o processo é necessário preparar a fibra, decapar o cabo e a capa da fibra com as ferramentas apropriadas. Recomendamos o Decapador de Fibra Óptica Tight/Loose, apropriado para cortes de precisão: decapa fibras ópticas de 125 ou 250 microns de casca, sem quebrar ou danificar a fibra, mantendo-a em perfeitas condições. Para iniciar o processo de fusão, use clivador de fibra de alta precisão que está disponível na maleta de ferramentas junto ao case.

Comece ligando o aparelho, abra a tampa (localizada na parte superior da máquina), insira as fibras no motor de alinhamento e prenda-as. Feche a tampa e por último aperte o botão para iniciar a fusão. Neste momento a fibra é automaticamente alinhada e submetida a um arco voltaico que eleva a temperatura nas faces das fibras, o que provoca o derretimento das fibras e a sua soldagem. A máquina demonstra o processo de alinhamento e fusão graficamente através do monitor. O tempo de fusão deste equipamento é de 6 segundos.

Após a fusão, a fibra deve ser revestida por um tubete que tem a função de oferecer resistência mecânica à emenda, protegendo-a contra quebras e fraturas. Para o processo, alinhe a resina na parte decapada da fibra e insira a parte com resina no dispositivo de aquecimento (forno). Feche a tampa e aperte o botão indicado para iniciar, o aquecimento faz com que a resina se molde à fibra. Esse procedimento leva aproximadamente 2 minutos.

Retire a fibra e verifique se o tubete está devidamente moldado à fibra. Feito todo o processo de fusão e aquecimento do revestimento sua fibra está pronta para usar.

A D-NET apresenta ao mercado dois modelos de máquina de emenda: a DN-CORE-80BT e a DN-CORE-90BT. Esses modelos possuem interface de configuração via bluetooth (pelo smartphone), alinhamento das fibras pelo núcleo através de 6 motores e possuem tamanha robustez em ambientes hostis.

Confira abaixo o processo de fusão realizado pelo gerente de produto Renan Rederde.

Gostou? Confira aqui nossos modelos de máquina de emenda disponíveis em nossa loja online 😉
https://loja.deltacable.com.br/produtos/ferramentas-e-equip-de-teste/maquina-de-emenda