Delta Cable

Cabeamento Estruturado

Tudo o que você precisa saber sobre fibra óptica

Nos últimos anos, o assunto fibra óptica ficou cada vez mais popular e foi bastante discutido, principalmente devido aos investimentos das empresas de telecomunicações em expandir a cobertura de internet que usa esse material, por ser mais tecnológico e eficiente nas conexões. Ainda que seja mais conhecida do que há alguns anos, permanecem muitas dúvidas sobre a instalação e o uso da fibra óptica, que serão explicadas no conteúdo a seguir.

Tudo o que você precisa saber sobre fibra óptica

O que é fibra óptica?

A fibra óptica é feita de um material flexível, transparente e quase tão fino quanto um fio de cabelo. Ela pode ser feita de vidro ou de plástico e é capaz de isolar eletricidade. Sua principal função é transmitir dados digitais convertidos em sinais de luz por milhares de quilômetros, se necessário.

O material tornou-se referência em tecnologia justamente pela capacidade de transmitir informações mesmo que para longas distâncias e, principalmente, pela velocidade com que desempenha essa função.

Considerada um dos cabos de rede com mais capacidade de transmissão digital, a fibra óptica tornou-se responsável por viabilizar maiores velocidades de conexão aos consumidores finais.

Como funciona a fibra óptica?

Fisicamente, a fibra óptica é constituída por um núcleo de vidro, que é responsável por conduzir a luz de uma ponta a outra, realizando a transferência de dados. A fibra também conta com o que é chamado de casca, que é um material com índice de refração menor. É a diferença entre os índices de refração da casca e do núcleo que possibilita a reflexão total e a consequente manutenção do feixe luminoso no interior da fibra. Uma espécie de fio bem fino que é capaz de evitar interferências.

Uma camada de polímero resistente, chamado de Kevlar, é usada para garantir a flexibilidade e o manuseio da fibra, que, do contrário, se quebraria ao toque. Por fim, uma capa de PVC funciona como proteção externa e reveste todas as outras camadas.

Uma conexão que usa a fibra óptica é capaz de difundir uma maior quantidade de sinais se comparada a outras tecnologias, com menor chance de instabilidades e maior qualidade. Além disso, não precisa usar a eletricidade ao transmitir sinais, pois os converte em luz para envio via cabo.

O mundo antes da fibra óptica

Antes da fibra óptica as conexões eram muito mais lentas. E ter internet banda larga significava pagar um valor bastante alto para uma conexão que hoje em dia seria insuficiente. Devido à fibra, hoje atingimos velocidades de conexão que eram impossíveis há apenas alguns anos.

No Brasil, a banda larga demorou para se popularizar, assim como a internet de fibra óptica. Isso porque novas tecnologias custam caro quando são lançadas. Atualmente, já não é tão difícil contratar um plano que use a fibra para conexão, e as empresas de telefonia buscam uma abrangência nos locais de cobertura cada vez maior, para alcançar diversas regiões do país. 

Tipos de fibra óptica

Apesar de não ser um assunto tão discutido, a fibra óptica tem dois principais tipos de funcionamento. O processo de conexão pode ser feito por laser (chamado também de fibra monomodo) ou por LED (conhecido como fibra multimodo). A um simples olhar, não é possível diferenciá-las, mas elas carregam algumas diferenças entre si.

Monomodo

A fibra óptica por laser conta com apenas uma fonte de luz e, por isso, é capaz de trabalhar com um sinal de cada vez. Sua vantagem é a transmissão de dados por grandes distâncias, sem comprometer a qualidade.

A fibra monomodo possui um custo mais alto e pode ser usada em ambientes internos e externos, mas também exige um maior grau de conhecimento técnico para manuseio.

Multimodo

Já a fibra multimodo pode trocar sinais de maneira simultânea, além de ter um custo menor. É recomendada para uso em redes locais, pois não tem tanta autonomia em longas distâncias, funcionando bem em cerca de 300 metros.

Vantagens da fibra óptica

Usar a tecnologia da fibra óptica é altamente recomendado se uma casa ou empresa precisa de alta velocidade e sinal mais limpo. Além dessas vantagens, é possível destacar mais algumas, que agregam ainda mais valor para a fibra.

Economia

Comumente associada com maiores custos, a fibra óptica na verdade garante maior economia em longo prazo, uma vez que seus cabos se desgastam menos do que os cabos de instalação convencionais.

Segurança

Usar fibra óptica é mais seguro pois este é um material que não necessita de transmissões elétricas, o que não oferece risco de curtos circuitos e incêndios. 

Ganho de velocidade

A fibra óptica é conhecida pela capacidade de transmitir dados com extrema eficiência e por atingir velocidades de conexão que eram impossíveis há apenas alguns anos. Além disso, o envio de dados possui um alto grau de qualidade e eficiência.

Diminuição de interferência

A fibra óptica não sofre interferências eletromagnéticas e de radiofrequência, garantindo um sinal mais limpo e claro. Tal atributo não pode ser encontrado em conexões mais antigas.

Aumento da capacidade de transmissão

Como já mencionado, a fibra óptica tem espessura bem fina, o que se torna uma vantagem na hora de agrupar mais fios e colocá-los em um único cabo.

Diminuição de perdas

Apesar de ser capaz de percorrer altas distâncias, a fibra óptica tem pouquíssima perda de dados e sinal, o que conta mais um ponto de vantagem para o material, pois isso também faz com que ele seja a melhor opção em questões de economia em longo prazo.

Fácil instalação

Por conta de seu baixo peso, espessura e boa flexibilidade, a fibra óptica é considerada um material de fácil instalação pelos profissionais que trabalham com ela. Além disso, é fácil de transportar e manusear.

Quimicamente estável

A fibra óptica também apresenta grande resistência a agentes químicos e a mudanças de temperatura, o que proporciona maior segurança em diversas situações.

Saiba mais sobre fibra óptica com a Delta Cable

Neste artigo, apresentamos diversas características e vantagens no uso de fibra óptica para empresas e outras instalações além disso, temos uma equipe qualificada e pronta para esclarecer todas as eventuais dúvidas. Contate a DCA (Delta Cable Americas) e agende uma conversa com nossos profissionais.